Comportamento Condicionado

E o hoje a reflexão é sobre o condicionamento, e o que me levou a essa reflexão foi um experimento realizado por um grupo de cientistas, com 5 macacos.

Mas antes de falar sobre o experimento eu gostaria de primeiro, lhes dizer qual a definição de condicionamento, que é a ação ou fato de tornar dependente de condição, obrigação, etc. E discorrer um brevemente sobre os tipos de condicionamento para a psicologia, que diz que existem dois tipos de condicionamento:

  1. O condicionamento clássico, que é quando associamos um estimulo inicial (a salivação) com um evento neutro (um som qualquer).
  2. O condicionamento operante, que pode ser com base no reforço (quando alguém faz algo positivo você da uma recompensa), ou com base na punição (quando algume faz algo negativo, você tira um estilo positivo pra pessoa).

Entendendo um pouco sobre condicionamento, agora vamos ao experimento que me motivou a fazer esse texto:

Um grupo de cientistas colocaram em uma sala 5 macacos e uma escada com um cacho de banana. Toda vez que um macaco subia na escada para pegar a banana, os outros 4 macacos eram atingidos por um jato de agua fria. Após repetir esse ciclo por algumas vezes os macacos associaram que não podiam pegar a banana sem que fossem atingidos pelo jato de agua, e param de tentar pegar a banana. Na sequencia os cientistas trocaram um dos macacos por um macaco novo, obviamente o macaco recém-chegado, sem histórico, tentou pegar as bananas, mas antes que ele conseguisse pega-la, os outros macacos deram lhe uma surra, afinal os outros quatro macacos sabiam do jato de agua e queriam preveni-lo, desta forma o novo macaco aprendeu que não poderia pegar a banana, mesmo sem nunca ter vivido a experiência do jato de agua fria. Na sequencia eles foram um a um trocando os macacos que tinham passado pela experiência do jato de agua, por macacos que nunca tinham vivido a experiência, mas a cena se repetia, cada novo macaco que tentava pegar a banana, os outros o agrediam antes que ele conseguisse. Ate que ao final do experimento todos os macacos que estavam na sala não tinham passado pela experiência do jato de agua, mas ainda assim, se comportavam como se o tivesse vivido, ou seja, estavam condicionados a não tentar pegar a banana.

E porque esse experimento me deixou tão reflexiva? A pergunta que devemos fazer a nós mesmos, é o quanto eu sou como, me comporto como me comporto, porque essa é minha essência, ou o quanto eu sou o que sou e me comporto como me comporto porque estou a condiciona?

Estou condiciona a agradar as pessoas ao meu redor, meus pais, meus amigos, meu marido, meu chefe. Estou condicionada a não tentar fazer algo novo, baseado na experiência negativa de outra pessoa. Ou condiciona a ter um certo comportamento, baseado no condicionamento social.

Eu entendo que aquele aprendizado fez sentido em algum momento, quando ele foi aprendido, como no experimento dos macacos, ela fazia sentido no inicio do experimento, mas depois disso os jatos param, mas ainda assim o comportamento dos macacos não se alterou. Será que você esta vivendo de forma condicionada a coisas, acontecimentos, experiência, ensinamentos, crenças limitantes, que hoje já não fazem mais sentido?

O Osho nos fala sobre uma historia Zen de um leão que foi criado por ovelhas, e pensava que era uma delas, até que um velho leão o capturou e o levou até um lago, onde lhe mostrou o seu próprio reflexo. A maioria de nós é como esse leão, a imagem que temos de nós mesmos não advém da nossa própria vivencia direta, mas da opinião e ensinamentos e crenças limitantes que aprendemos com os outros.

Então esse texto é um convite para que você pare para olhar o seu próprio reflexo no lago, e tome a iniciativa de libertar-se do que quer que lhe tenha sido imposto como condicionamento pelos outros. Tenha a coragem de ser o leão que você é, livre, independente e corajoso, e não a ovelha que você vem sendo, que simplesmente segue o rebanho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.